Com a chegada do verão, infelizmente, um velho fantasma que sempre atormenta a população brasileira volta à tona, causando preocupação a muitas pessoas: o fantasma da dengue.

Com o aumento das chuvas, também aumenta a fiscalização para determinar que o menor número possível de focos que sirvam de criadouros para as larvas do mosquito transmissor da doença.

Portanto, muitas são as prefeituras do país que começam a tomar medidas de prevenção contra a dengue nesta época do ano, para evitar novos surtos possam ocorrer.

De olho na água parada

Um dos maiores problemas para a população nesta época do ano são os criadouros que surgem quando não se tem o devido cuidado para eliminar os locais onde possa haver água parada.

A água parada, para quem ainda não sabe, é o ambiente propício para que as larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Egypti, possam proliferar normalmente e em grandes quantidades.

Portanto, as principais medidas que toda a população pode tomar para prevenir o surgimento da dengue são as seguintes: cobrir pneus velhos, colocar areia grossa nos pratos de vasos de plantas, virar de boca para baixo as garrafas vazias, tampar a caixa d’água e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água parada.

Ações de órgãos do governo

Além da conscientização da própria população para a importância de se cuidar para que a água parada não fique acumulada em locais estratégicos que permitam a proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue, há também o importante papel dos órgãos do governo.

Ou seja, é importantíssimo que ações governamentais sejam tomadas visando atacar focos para evitar que surtos de dengue ocorram novamente, levando à morte muitas pessoas.